
Trata-se de uma ficção científica que ocorre num futuro
próximo em que o estilismo como a visão um tanto simbolista de Kubrick faz
parte do dia-a-dia de Alex De Large (Malcolm Macdowell), o líder de uma gangue
de delinquentes, onde qualquer pessoa azarada o suficiente para entrar em seu
caminho pode ser estuprada, assaltada, espancada, assassinada, ou uma
combinação desses quatro. Após ser traído por seus companheiros Alex é preso e
se candidata para uma experiência científica com fins de erradicar a natureza
agressiva do ser humano, que consiste em o expor a incontáveis imagens de sexo
e violência, enquanto bombardeiam seu corpo com drogas que causam aversão
instantânea, os médicos são capazes de desenvolver uma resposta para atividades
imorais e ilegais. Após ser submetido as essas experiências, Alex é “devolvido”
ao seu mundo, porém incapaz de cometer algo impuro, o protagonista sofre as
consequências dos atos que havia praticado anteriormente.
O filme tem como objetivo a métodos ineficazes e desumanos,
muitas vezes inventadas pelos governos para conter o comportamento criminoso,
pedindo sacrifícios que estamos dispostos a fazer para viver em relativa
segurança. Depois, há a questão de saber se a remoção do livre arbítrio destrói
a humanidade essencial de um indivíduo. Mas a hipocrisia reina neste meio, a
violência é apenas o seu paladar, a sociedade está se movendo lentamente
ladeira abaixo na ideia que o filme adverte contra. Tenho a sensação
perturbadora de que, se a solução para o crime proposta pelo filme (lavagem
cerebral) foi medicamente e economicamente viável, o governo pularia de
alegria. Assim, atos contra a sociedade estão intrinsecamente ligados a uma
doença insuportável, e o criminoso sobrevivente a tudo isso é capaz de se
reintroduzir a sociedade e tornar-se um zumbi produtivo.
Não há dúvida de que o trabalho de McDowell aqui é uma dos
melhores de sua carreira, Alex é praticamente o único personagem do filme que
tem um senso de individualidade. É por isso que o público se identifica com
ele, ainda que com dificuldade, através de seus atos desprezíveis. Ele existe
em um universo de tolos. Kubrick nos
apresenta um mundo distópico tão idiota e superficial que quase merece ser
aterrorizados por alguém como Alex. Não
há abundancia de nudez, sexo e violência em Laranja Mecânica
. E, enquanto o sexo não é pornográfico e a violência não é explícita, não é um filme
fácil de absorver ou digerir.Depois, há o uso da música, no filme é variada,
com 9ª Sinfonia de Beethoven, William
Tell Overture de Gioacchino Rossini e Singin 'in the Rain, provando que toda e
qualquer arte pode ter duplos significados.Apesar da polêmica em torno de seu
lançamento, para a época, Laranja Mecânica foi, naturalmente, um filme chocante
e violento, e seu sadismo ainda tem um poder inquietante, é um filme que exige
pensamento, obriga atenção, e se recusa a ser rejeitado. O tom Kubrick adota é
bastante diferente do livro de Burgess, mas é igualmente sombrio sob tons
claros, e da mesma forma sedutora, a história é muito boa e hoje é amplamente
considerado como um clássico, um filme amado por muitos e odiado por outros.
Nota: 10
Deixo uma música ótima claramente inspirada no filme:
Muito bom
ResponderExcluirEstá ótimo para um primeiro post cara Su Catherine, poderia delinear ou detalhar melhor cada tópico, trazer a riqueza de questões envolvidas no filme, e quem sabe não fazer uma breve ligação entre o filme e o livro, fazendo com que possa suscitar uma certa curiosidade. No mais, é somente isso e continue fazendo um ótimo trabalho.
ResponderExcluirAtt.
Alan